top of page
  • Foto do escritorRafael Perez

Estratégias de Algoritmos de Execução

Atualizado: 15 de out. de 2023

Em nosso artigo “Algo Trading no Mercado de Energia”, falamos um pouco sobre algo trading no mercado de energia europeu, algumas empresas que desenvolvem essas soluções e também alguns comentários de especialistas que participaram no "Commodities Trading Week" sobre o tema de automação e algoritmos. Nesse artigo vamos falar sobre algumas estratégias de trading de algoritmos e também sobre algoritmos de execução de trading.


Algoritmo

Primeiramente vamos ver o conceito de algoritmo. O termo algoritmo pode ser compreendido como uma sequência de comandos ou instruções realizados para resolver ou executar uma tarefa. Sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente.



A comparação mais comum que se faz com algoritmos é a de uma “receita de bolo”, onde uma sequência de ações devem ser executadas até alcançar o objetivo final. Porém como um algoritmo deve ser realizado de forma sistêmica, você não pode pular uma etapa. Se você esquecer de colocar a “farinha” você não terá um “bolo” no final.


Um algoritmo conta com uma entrada (input) e uma saída (output) de informações mediadas por instruções. O algoritmo é estruturado através de:

  • Variáveis, que são informações de entradas que determinam onde o algoritmo poderá ir.

  • Comando de repetição que consiste no uso de “if” e “while” para definir quando determinados processos ocorrerem e o que fazer se eles mudarem.


O Papel de Algoritmos no Mercado de Trading Energia


Ainda fica difícil de ver a aplicação de algoritmos de trading no mercado com pouca liquidez como o nosso, onde um operador consegue tomar decisões corretas com tempo e calma. Porém com mudanças como a do PLD horário e a abertura do mercado, o trading de energia começa a ficar mais complexo e decisões tomadas por operadores podem se tornar equivocadas.


O fator mais levado em consideração na hora de se adotar uma solução automatizada é o volume de churn dos produtos (quantas vezes um produto é negociado antes de chegar no consumidor final) de um mercado, algo que podemos observar acontecer no nosso mercado nos próximos anos.


Na Europa, o mercado de energia já registrou que 65% do volume negociado é feito por algoritmos. No mercado europeu, algoritmos foram introduzidos para lidar com a complexidade do mercado intradiário, especificamente para lidar com mudanças fundamentais no mercado elétrico decorrente do aumento de energia solar e eólica. É importante lembrar que a Europa historicamente utilizava fontes de energias “tradicionais” até recentemente. Diferente do nosso mercado brasileiro onde temos uma matriz energética composta por 45% de energia renováveis (IPEA,2019).


Trading com algoritmos também está se espalhando, no mercado europeu, para produtos de longo prazo como futuros e forwards, protegidos pelo uso de hedging. Imagine um caso onde uma empresa precisa proteger seu portfólio por 4 anos no futuro utilizando contratos de longo prazo. Um algoritmo consegue monitorar em tempo real os inúmeros produtos disponíveis no mercado, a liquidez e diferenças de spreads. Nesse caso uma reação rápida ao mercado é extremamente necessária, algo quase impossível se for realizado por operadores manualmente. Os operadores nesse caso podem então definir estratégias que o algoritmos de execução de trade precisam seguir. Vamos falar mais sobre isso a seguir.


Algo Trading


Algo Trading é quando um algoritmo toma uma decisão baseada em dados e regras (delimitadas por humanos) sobre quando e em quais termos (preço, quantidade, tempo, etc.) inserir ordem de compra e venda ou até mesmo executá-la no mercado.


Hoje, a maior parte das negociações por algoritmos são de alta frequência (HFT - High Frequency Trading), que tenta capitalizar na execução de um grande número de ordens em frequência extremamente rápida em vários mercados com base em instruções pré-programadas. É comum grandes firmas de HFT realizarem mais de um milhão de operações de compra e venda por minuto.


Vantagens do Algo Trading


Abaixo listamos algumas das vantagens em se adotar o algo trading. Grande parte das vantagens se dão nos trabalhos operacionais, de rápida decisão e de cálculo, dado à vantagem inerente do algoritmo nessas áreas.

  • Tempo : O computador fica responsável por toda a negociação e trabalho repetitivo, liberando tempo para que sua equipe foque em outras funções mais estratégicas.


  • Erros: Sabemos que no dia a dia inúmeros fatores atrapalham o operador na hora de acompanhar o mercado e tomar decisões corretas. Automatizar o máximo possível a execução de ordem garante uma mitigação de erros.


  • Estratégia: As estratégias de algo trading podem ser testadas antes de serem utilizadas no mercado. Isso garante que o operador saiba a eficiência, probabilidade e velocidade de execução do algoritmo antes de testar em prática.


Algoritmo de Execução de Trading


Um algoritmo de execução de trading é um sistema computacional que busca otimizar a execução de uma decisão de compra/venda no mercado. Ele ajuda a aliviar possíveis ocorrências de slippage* e evita passar mais informação para o mercado do que necessário.


* Slippage: Quando o operador faz a ordem de compra ou venda de um ativo e por limitações de volume disponível no preço desejado ou alterações de disponibilidade de ordens antes da execução, essa operação é executada com um preço pior do que esperado. Slippage é uma das grandes armadilhas da vida real que muitos dos sistemas de backtesting mais comuns disponíveis no mercado não são capazes de simular. No mercado brasileiro de energia elétrica é pouco relevante hoje dada a baixa liquidez no livro de ofertas da BBCE , e obviamente não ocorre no ambiente de balcão desorganizado.


Algoritmos de execução podem também atuar como facilitadores de tarefas repetitivas, como por exemplo a arbitragem de preços entre duas classes diferentes de ações (PETR3 e PETR4 por exemplo). São algoritmos em geral mais focados em ser mais eficientes do que mais inteligentes que a tomada de decisão humana.


Dois fatores devem ser levados em conta ao executar uma ordem de compra ou venda:

  • Tamanho da ordem versus liquidez do ativo

  • Velocidade para completar uma ordem

Imagine um cenário onde um agente pretende vender um grande volume de energia elétrica. Se o agente executar a venda desse volume de uma só vez, ele pode acabar mudando a percepção do mercado em relação ao valor do produto, afetando a sua estratégia (por exemplo, via slippage ou pelo impacto que sua decisão de alocação tem na percepção do mercado sobre o preço). Uma alternativa é quebrar esse volume em pedaços menores de venda e espaçados ao longo do dia de negociação, de forma a tornar esse movimento mais discreto e menos impactante.


Existem centenas de estratégias de execução de trading para algoritmos. nesse artigo trataremos de 4 estratégias que são bastante utilizadas no mercado. São elas:

  • Order Sniper (Ghost)

  • Time Weighted Average Price (TWAP)

  • Volume Average Price (VWAP)

  • Percent of Value (PoV)


Ordem Sniper (Ghost)


Esta estratégia mantém a intenção de compra ou venda em segredo até o momento em que o mercado permita que ela seja realizada. O algoritmo monitora o mercado até que tenha uma ordem no preço definido de compra ou venda, colando então uma ordem para tomá-lo.


São três inputs necessários para rodar um algoritmo de order sniper, são eles:

  • Compra/Venda, para definir se o algoritmo irá comprar ou vender o contrato.

  • Quantidade, para definir a quantidade desejada

  • Preço, para definir o preço da ordem

Uma aplicação interessante já poderia existir na BBCE. Poderíamos, ao invés de colocar uma ordem a limite com o preço que queremos executar, monitorar o mercado buscando a ordem oposta ser colocada a limite e o algoritmo executar quando isso ocorrer.


Time Weighted Average Price (TWAP)


Essa+ estratégia algorítmica quebra uma ordem de volume grande em varias partes iguais, executando as ordens ao longo do dia com uma frequência pré-definida. Esse processo normalmente ocorre de 5 em 5 minutos. Uma crítica comum a essa estratégia é que ela não reage aos picos de volumes de trading ao longo do dia. Esse problema é mitigado com a estratégia VWAP, que vou apresentar em seguida.


Representação simples de TWAP. Observe que ele negocia consistentemente ao longo do dia. Fonte: https://equity.natixis.com/NetIs/Accueil/Documents/Algorithmic_Trading.pdf


Se o algoritmo de uma casa que utiliza a estratégia TWAP ofertasse sempre o mesmo volume no mesmo intervalo de tempo, seria muito fácil para outros participantes preverem o algoritmo. Para mitigar isso, os algoritmos são programados para alterar o volume e intervalo de tempo entre as ofertas.


Volume Weighted Average Price (VWAP)


O objetivo do VWAP também é quebrar a ordem em pedaços menores ao longo do tempo, porém nesse caso se leva em consideração a diferença de volume ao longo do dia e adapta a estratégia a essas mudanças.


Para se calcular o índice VWAP, que serve de base de cálculo para os algoritmos que usam esse sinal para tomar decisões de execução, utiliza-se a fórmula abaixo:

Fórmula para calcular o VWAP. https://www.investopedia.com/terms/v/vwap.asp

Ponto de atenção é que para executar essa estratégia de forma eficiente, é necessário saber o volume de trading esperado para o dia, baseado em dados históricos.


Representação simples do algoritmo VWAP. Acompanhando o volume de negociações do mercado. Fonte:https://equity.natixis.com/NetIs/Accueil/Documents/Algorithmic_Trading.pdf


No vídeo a seguir temos a explicação um pouco mais detalhado do estratégia VWAP com um exemplo em tempo real no mercado financeiro:


Diferenças entre TWAP e VWAP

  • TWAP é calculado com base no tempo. VWAP é calculado com base no tempo e volume.

  • Trades de baixo volume não impactam o TWAP mas impactam o VWAP.

  • O modelo TWAP em geral negocia seu volume 50/50 pela parte da manha e de tarde, dado que ele negocia de forma uniforme ao longo do dia. Já o volume negociado pelo VWAP varia de acordo com o volume de negociações do mercado.

Participate ou Percent of Volume (PoV)

O PoV é uma estratégia onde o algoritmo segue a variação de volume do mercado num percentual predefinido pelo operador. Por exemplo, digamos que o operador decida que o algoritmo deve seguir o mercado num volume de 10%. Nesse caso o algoritmo sempre vai procurar bater somente 10% do volume de negociações. O PoV acompanha a variação do volume do mercado, de forma mais precisa do que o VWAP.

O maior problema dessa estratégia é do algoritmo receber, do operador, o percentual do volume do mercado errado, podendo encerrar suas ordens antes de acabar o dia, correndo risco de perder oportunidades fora do tempo que ele ficou ativo.

Representação simples da estratégia PoV, podendo durar o período completo de um dia se assim o operador decidir. Fonte: https://equity.natixis.com/NetIs/Accueil/Documents/Algorithmic_Trading.pdf

Pode-se observar que o PoV acompanha a variação do volume ao longo do dia de forma precisa. Dado que ele sempre vai executar ordens de até X% do volume.


Empresas que desenvolvem soluções algorítmicas para trading de energia


EZ Energy

Plataforma-web de trading de energia com algoritmo e automatizada. Especializados em negociações de curto prazo e em leilões de energia.



Nativasoft

Empresa que desenvolve soluções algoritmicas para o trading de energia para multiplos mercados (Case Europa) entre outros produtos voltados ao mercado de energia como a otimização do armazemanto de energia em baterias.




RWE

Empresa alemã com mais de 100 anos de operação. Atualmente são um dos principais fornecedores de energia na Alemanha, focados em geração de energia renovável e no trading com algoritmos.



Nesse breve artigo apresentamos algumas das estratégias utilizadas por algoritmos de trading no mercado financeiro e de energia. Vamos continuar nossa série de artigos falando mais sobre algoritmos e suas aplicações. No próximo artigo vamos falar sobre o assunto "Estratégias de Hedging no Mercado de Energia".

Lembramos sempre que tudo que nós construímos na Navarra é um processo colaborativo com o mercado de energia então se você tiver algum assunto ou dúvida fique à vontade para entrar em contato com nossa equipe!

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page