Projeto P&D Aneel - Segurança do Mercado

Desde 2020 a Navarra é co-executora no projeto de P&D Aneel “Análise de difusão do risco de default financeiro de contraparte e investigação de medidas mitigadoras na comercialização descentralizada de energia elétrica no mercado brasileiro” juntamente com a empresa MRTS (Consultoria e Engenharia Ltda.) e a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), e financiado pela proponente Rio Paranapanema (CTG Brasil).

Esse projeto objetiva trazer uma análise dos impactos de medidas propostas com a finalidade de aumentar a segurança de mercado do setor elétrico. Por meio de modelos de agentes, técnica utilizada regularmente na economia para analisar ambientes complexos, realizamos simulações do mercado bilateral de comercialização de energia elétrica. Dessa forma podemos visualizar não somente a liquidação física que ocorre na CCEE, mas também como as exposições podem vir a ser formar na duração do contrato desde a negociação em si.

Através dese mecanismo vamos poder mostrar os impactos prováveis na liquidez, custos de transação e os benefícios para o risco sistêmico de medidas regularmente sugeridas como limites de alavancagem, alocação de margem (segundo diferentes metodologias), encerramento antecipado de contratos, e muitos outros.